quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MONTANHAS DE MINAS


copyright Albertina Dias
no blog: NATUREZA - Um toque especial de Deus
Postado por Thymonthy Becker
http://oprevisor.blogspot.com.br/2010/08/as-montanhas-das-minas-gerais.html


Fartas e femininas
são as montanhas de Minas:
contornos arredondados
vegetação que se transforma
aos olhos do viajante.
Ora abundante,
ora veludo verde, atapetando a terra,
pincelado pelo gado do bom leite.

Essa Minas que conheço
e que me acolhe hospitaleira
tem um quê de antepassados,
de uma avó que conheci apenas
pelos contares depois da janta:
de uma avó ainda menina, que o italiano comprou...

Essa Minas que eu conheço
revigora, fortalece,
firma meus passos que o tempo
teima em enfraquecer.
Nela eu bebo da água boa, 
das fontes que jorram sem cessar.
Nela eu encontro a paz
em sonoridades aladas,
em farfalhar de folhas que o vento embala, suave.

Minas, as Gerais,
terra de meu pai, de minha avó,
presente no sangue e na estima,
me encanta e estará sempre
na lembrança afetuosa, no desejo de voltar...



Como faz um viajante, a procurar horizontes...
Almir Sater
Horizontes
Youtube

10 comentários:

  1. Belas memórias

    só faltam os relâmpagos

    ResponderExcluir
  2. Guardo os relâmpagos para uma outra história. Obrigada pela presença. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Se aman las raíces y la tierra en donde quedan. Me ha emocionado. Muchas gracias.

    ResponderExcluir
  4. Jane,
    Muito obrigada pela sua presença contínua e tão apreciada por mim. Gostei deste poema e da canção que não conhecia.
    Beijinhos. :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de participar de seu blog. É muito rico e a cada leitura mais aprendo. Obrigada pelo carinho. Beijos.

      Excluir
  5. Lembrei de um caminho ((as estradas da trilha real) la em Minas mesmo)) indo pruma cidadezinha pequena que não lembro o nome saindo de ouro preto. :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas mantém aquela calmaria, que Drummond tão bem descreve. Um homem vai devagar...

      Excluir
  6. O mergulho nas origens é sempre revigorante...
    Belo post, Jane!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. A viola caipira faz parte da cultura brasileira e, principalmente de minha cidade, que durante muito tempo foi chamada de cinturão verde pela produção agrícola. Portanto, a roça estava perto de mim...

      Excluir