quinta-feira, 26 de junho de 2014

PERÍODO SABÁTICO





         Após um período sabático, estou de volta.

        Depois de digitar a frase acima, parei a refletir sobre ela e fui em busca do significado da palavra sabático. Encontrei no blog Caminho a pé algumas informações interessantes, que transcrevo a seguir.

Shabat ou Sabá em português, é o nome dado ao dia de descanso semanal no judaísmo, simbolizando o sétimo dia em Gênesis, após os seis dias de Criação.

A palavra hebraica שבת, shabāt, tem relação com o o verbo שבת, shavāt, que significa "cessar". Apesar de ser quase universalmente como "descanso" ou um "período de descanso", uma tradução mais literal seria "cessão". Cessão de um ciclo de trabalho, de relacionamento ou de vida.

 http://caminhoape.blogspot.com.br/2010/03/periodo-sabatico.html



      E realmente assim foi. Simplesmente parei. Por três meses deixei de escrever, comentar e, até mesmo, ler os blogs que sigo. Por quê? Não sei.
Nem mesmo o conto cujo final ainda está por ser escrito, o romance em que trabalho há já algum tempo... Nada.
       Uma pausa. Um hiato. Uma cessão.
    Final de um ciclo que hoje se reinicia, com o objetivo de trazer neste blog algo mais organizado, mais planejado e sem a carga de estresse que me acompanhava nas últimas postagens, ao procurar temas ou poemas (perdoem a rima pobre...) , com a angústia da exigência pessoal de publicar.
    Espero que este novo ciclo seja longo e que a chama que o alimenta seja bem mais duradoura do que a da vela que ilustra esta página.
       
Abraços a todos.