sábado, 13 de outubro de 2012

SUPERAÇÃO

    Nesta quarta feira, tive reafirmada minha convicção de que uma escola, seja ela de que nível for, tem por obrigação,  oferecer a seus alunos o contato com a arte, a cultura, tanto a popular quanto a erudita. Muitas vezes relegado, em função de conteúdos, de informações, de avaliações sem fim, o contato com a arte oferece uma visão diferenciada do materialismo consumista que nos cerca.
    A emoção que transparecia no olhar da professora e dos alunos do curso de Letras da UNISUZ, que tiveram o privilégio de ver, ouvir e sentir a música do maestro João Carlos Martins, acompanhado da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi e dos alunos da escola Jussara Feitosa Domschke, de Suzano, dizia muito mais do que as palavras que brotavam ainda ofegantes pelos momentos vivenciados.


João Carlos Martins e Orquestra Filarmônica Bachiana - SESI
Youtube


   "Música se faz com o coração" diz o Maestro e continua "cada vez que a gente aperta uma tecla é porque nela colocamos nossa alma e nosso coração". O exemplo de vida desse virtuose do piano que superou sua dificuldade,  tornando-se maestro e criando a Orquestra Filarmônica Bachiana,  a Bachiana Jovem e o projeto A música venceu, em escolas de ensino fundamental, emociona e nos faz acreditar que um mundo melhor ainda é possível.

    Para aqueles que desejem conhecer mais a respeito de João Carlos Martins trago uma reportagem que conta um pouco de sua vida.

 Youtube

8 comentários:

  1. Que lindo texto, Jane!! Realmente foi algo fora do comum, só me senti assim tão emocionada, com tremedeira e tudo mais quando vi o Cirque du Soleil lá no Canadá, um momento de retomada das rédeas da minha vida, do meu direito à busca da felicidade! Mas neste caso, foi ainda mais especial, pois é um compatriota nosso!! O que nos dá esperança em dias cada vez melhores! Sempre que o via na TV executando Ennio Morricone, eu já chorava de emoção aqui de longe, agora, ver, ouvir e sentir tudo isso ao vivo, aí realmente foi algo que tirou todo mundo do chão! Cinema Paradiso + João Carlos Martins= emoção extrema!!
    Se Deus quiser, todos nossos alunos presentes nunca mais serão os mesmos depois desta experiência fantástica!!!
    Muito obrigada por ter autorizado a ida deles ao teatro comigo, Jane!!! Beijos musicais, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que devo agradecer, Paula. Nem todos têm a sensibilidade aliada à visão docente de que devemos compartilhar momentos de emoção, de enriquecimento e de prazer com os alunos. Principalmente quando já são adultos, como os nossos. Espero que haja novos momentos enriquecedores como esse. Beijos agradecidos, rsrs.

      Excluir
  2. Jane que bom poder acompanhar o trabalho do maestro João Carlos. Ele nos inspira e suas palavras servem de incentivo para que não deixemos de seguir nossos sonhos. Obrigada por você trazê-lo até nós. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Jane,
    A música encanta, sensibiliza e abre portas à criatividade seja ela a poesia ou outra.
    Obrigada pela beleza!
    Beijinho. :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. E a história de vida desse maestro nos mostra que é preciso acreditar que, se uma porta se fecha, outras se abrirão, talvez até mais gratificantes que a primeira. Obrigada pela presença. Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha aprender música na escola! Eu tenho uma pena imensa de nunca ter aprendido. Gostava de ter tido aulas de piano mas foi-me negado. Gostava de ter ido para Belas Artes também não fui. Acabei por tirar Letras. Sinto até hoje uma falta grande - de não saber ler uma pauta musical.Bela história a do maestro.
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  6. Realmente, uma história que nos inspira, Maria Emília. Lembro a você que para a música não há tempo... sempre podemos começar. O que acha? Beijo, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir