segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tempos de abraços

  Nesses tempos de abraços e votos de felicidades, parece que o mundo, pelo menos o nosso pequeno mundo, constituído de amigos, familiares, conhecidos, se torna extremamente sentimental. Abraços, beijos, carinhos são constantes e o cotidiano é invadido por sensações que ficaram ocultas sob a avalanche de compromissos, tarefas...
  É bem verdade que o cartão ao meu lado desmente minhas afirmativas e os dizeres: "Vovó eu amo você de coração" não reflete o espírito do natal, pois já me foi dado há algum tempo, e sim demonstra a afetividade da criança que descobre que além da mãe e do pai pode contar também com a avó nas horas difíceis para ela (chuva, trovão, dores de barriga, brigas com o primo). Mais do que isso, demonstra a conquista da palavra escrita que pode expressar seu mundo interior.
  Mas é nesta época do ano que afloram os sentimentos e os e-mails nos trazem mensagens de quem não está perto, ás vezes acompanhados de sons, imagens. Tudo isso para dizer: Lembrei-me de você! Estou longe, mas gosto de você!
  Já disse uma vez que a distância pode separar o abraço, mas não pode impedir o afeto e isso se comprova nos vários telefonemas que recebemos e nos cartões que enviamos. (Afinal, alguém ainda envia cartões pelos correios?)
  Enfim, nesta manhã de 2012, em que as festas já se acabaram e os compromissos começam a bater à nossa porta, a vida retorna ao seu cotidiano. As expressões de afeto, agora, são rápidas e banais. Tornam-se mais saudações apressadas e não mais é preciso demonstrar que gostamos do outro.
  Será?
  Será que é preciso uma época especial para dizer que gostamos do outro? Ou, como Isabella, dizer, àqueles com quem convivemos, a qualquer hora, sem compromisso, sem data, sem motivo:
  Eu gosto de você! De coração!

Um comentário:

  1. Que bom que você voltou a escrever e fazê-lo sobre um tema que sempre nos toca nessa época do ano. A correria das compras do Natal e a praticidade dos e-mails nos impedem de escrever cartões pessoais para aqueles a quem queremos bem. Mandamos mensagens com imagens e sons a todos os que nos são caros, mas abolimos o prazer de receber um cartão pelo correio. Não devemos esperar uma data para dar um abraço, falar palavras de incentivo ou dizer simplesmente "eu gosto muito de você". Parabéns pelo retorno e um ótimo 2012 prá você.

    ResponderExcluir