sábado, 18 de fevereiro de 2012

SAUDADE

Saudade, palavra da língua portuguesa que tenta definir a sensação misto de prazer e tristeza, de sensações de ausência, de falta... Não há como explicar, não há como não sentir...



                                                                Jardim em Bruges, Bélgica


JARDINS

Eram sombrios os jardins,
ou seria eu
quem os veria umbrosos
úmidos,
verdes cinzentos?

Caminhos estreitos,
orlados de samambaias,
verde da planta,
cinza o passeio do chão.

Se havia flores,
não me recordo,
apenas o verde me vem à lembrança.
E o cheiro de terra,
terra molhada
depois da chuva.

Em vão, procuro, em meu presente,
as sensações que sentia
ao percorrer os jardins do meu passado.
Só o que resta
é uma melancolia leve,
que se pode
chamar saudade...



2 comentários:

  1. Jane,
    Encontrei aqui a minha árvore, a de Myra, a sua e é tão belo o que encontro!
    Estou sem palavras a não ser que os olhos se encheram da himidade da terra e das árvores.
    Saudade uma palavra bem nossa!
    Muito obrigada.
    Beijinho.

    ResponderExcluir