domingo, 3 de março de 2013

BOTYRA CAMORIM

Hoje, 03 de março, Botyra Camorim completaria 103 anos.
Professora alfabetizadora, escritora, poeta, co-fundadora do Centro Mello Freire de Cultura, da APAE de Mogi das Cruzes, Botyra Camorim teve uma vida de muito trabalho, dedicação, lisura e dinamismo.
Iniciou sua vida no magistério deixando sua terra natal, São Paulo e mais precisamente o Braz, bairro em que passou a infância e adolescência feliz, para ingressar em uma cidadezinha distante, quase na divisa com o Paraná, passando a viver nas escolas, nas casas cedidas por fazendeiros, enfrentando dificuldades jamais vividas anteriormente, típicas da vida na roça no início do século passado.
Até chegar a Mogi das Cruzes, lecionou em várias cidades do estado de São Paulo, sempre tentando a remoção para a capital. Aqui, fincou raizes e criou os cinco filhos, ao lado do marido.
Nesta cidade lançou seu primeiro livro: Uma vida no magistério e continuou como escritora,  poeta e cronista até o final de sua vida. Durante anos participou do Centro Mello Freire de Cultura, entidade que reunia escritores, jornalistas, poetas, repentistas, enfim, as pessoas que compunham a literatura desta cidade.
Aposentada, participou da fundação da APAE de Mogi das Cruzes, da qual foi  diretora por vários anos.
Sua obra mantém-se viva e seu livro Uma vida no magistério é material de estudo na Universidade de São Paulo, que pesquisa as professoras autoras de autobiografias.
Mais do que seu papel como professora e escritora, quem a conheceu guarda na memória a figura frágil porém de espírito forte. Lembra ainda a mulher alegre, dinâmica, cheia de amor à vida, a mãe presente e dedicada, a amiga fiel e principalmente, aquela que legou aos filhos e netos  um exemplo de dignidade e retidão.

 Google Imagens:
Jornal Mogi News - Mogi das Cruzes

Botyra Camorim em quatro momentos. Em sentido horário: em evento, com colegas professoras; discursando em solenidade em Mogi das Cruzes; entrando na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, para receber o título de Cidadã Mogiana e aos 18 anos,  com trajes de formatura da Escola Normal Padre Anchieta, em São Paulo.

IDEAL

A teima muitas vezes
é que torna possível
as coisas impossíveis

Persistir em algo
que amamos,
que acreditamos
ser realizado,
é tornar real
o que chamamos de ideal.

CAMORIM, Botyra. Emoção. Mogi das Cruzes, Ed. do autor, 1985.

8 comentários:

  1. Jane,
    Nunca tinha ouvido falar em Botyra Camorim. Ainda bem que a blogosfera permite esta partilha, fico-lhe grato.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe enfrentou todas as dificuldades do autor que publica sem o apoio de um editor ou distribuidor. Mas nunca se rendeu ao desânimo; ao terminar um livro, já estava envolvida em outro projeto. Obrigada pela presença e pelas palavra. Abraços.

      Excluir
  2. Os impossíveis

    estão ao alcance

    das nossas mãos

    ResponderExcluir
  3. Você esqueceu de citar duas coisas sobre a vovó.
    A primeira é que ela era a minha avó.
    A segunda era que ela além de avó era minha madrinha.

    Ela, daquele jeitinho que você descreveu influenciou todos nós de alguma forma.

    Beijão pra você e sou grato a Deus por fazer parte dessa família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, com certeza, somos o que somos a partir de sua avó/madrinha. Espero que essa chama: do amor, da retidão,da fraternidade e da preservação da família se mantenha nessa nova geração que aí está. Beijos, saudades.

      Excluir
  4. A conheci em 1963 ,eu trabalhava em uma relojoaria na Moreira da Glória e ela era cliente, me presenteou com o livro Um Estranho na Família eu tinha 14 anos

    ResponderExcluir