sábado, 13 de julho de 2013

PURA POESIA


São de Eufrásio Filipe, poeta português, os poemas que trago hoje. A profundidade que emerge da simplicidade dos versos curtos, a sugestão de imagens, a presença do mar, figura constante, encantam o leitor, sensível ao sentimento que transforma a palavra em pura poesia.
Seus poemas podem ser degustados no blog http://mararavel.blogspot. com.br.


Espaço para cantar

Nesta aldeia
de mares imperecíveis
e sábios tristes
íntegro um pássaro do alto
entendeu por bem
atiçar o fulgor dos timbres
regressar ao cais
soltar os barcos
e partir
nas cordas vocais
de uma guitarra

Nesta aldeia
refúgio
à flor das águas

ainda há espaço para cantar
                                                     Eufrásio Filipe


Google Imagens

Roubem-me tudo

Roubem-me tudo
os lápis de cores
as minhas flores preferidas

mas não me roubem
os olhos por onde vejo
um mar que não se verga

roubem-me tudo
menos um verso
                                          Eufrásio Filipe




A ostra e o vento
Chico Buarque de Holanda
Youtube

4 comentários:

  1. Um prazer as visitas

    à minha escarpa

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de visitar o mar arável e dos seus poemas.
    Gostei mais do segundo, entra mais no fundo.
    Parabéns ao Eufrásio e à escolha da Jane.
    Beijinho grato pela visita. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você quanto ao segundo poema,identifiquei-me imediatamente com ele. Mas o primeiro retrata bem a linha metafórica do poeta: o mar, o pássaro, o voo (sem acento, muito estranho!), a inspiração. São símbolos recorrentes que constroem sentidos vários. Beijos, obrigada pela presença.

      Excluir
  3. Oi Jane
    O mar inspira os poetas sensíveis _lindo os poemas .
    E como fazem bem ! até neutraliza alguma mágoa do dia rs
    Obrigada por trazer o poeta das terras 'aráveis' onde colhe os sedimentos do mar deposita em seus versos tornando um mar também 'arável' rs gosto das suas metáforas ...
    Um abraço Jane
    e um bom domingo

    ResponderExcluir